A depressão é considerada, por diversos especialistas, a doença do século. Afinal, as coisas mudaram muito pelo mundo todo: as pessoas vivem numa enorme correria, com o tempo apertado, lidando com muitos problemas ao mesmo tempo. E isso tudo sem terem tempo para cuidarem de si mesmas.
Mas você sabe uma forma simples de prevenir e combater a depressão? A prática de exercícios físicos. Isso mesmo! Os benefícios da atividade física não se refletem somente no corpo, mas também na mente, combatendo uma série de problemas de ordem psicológica, como a depressão.
Por isso, entenda melhor como os exercícios físicos ajudam a combater a depressão e confira algumas sugestões de esportes!
Como os exercícios físicos ajudam a combater a depressão?
Vários pesquisas já comprovaram que a prática regular de exercícios físicos oferece diversos benefícios para pessoas que sofrem da depressão, podendo ser um método extremamente eficaz para evitar e também controlar a doença.
Para quem não sabe, a depressão é uma enfermidade mental que está associada a um grau já elevado de transtorno psíquico, resultando em efeitos negativos no humor da pessoa. Pessoas de todas as idades e sexos podem ser atingidos pela depressão.
Enquanto realizamos atividades físicas, o corpo libera um hormônio que é chamado de endorfina, um hormônio muito popular, conhecido como “hormônio da alegria” por promover um sensação de euforia, bem-estar e ser capaz de aliviar dores. Outro hormônio também é liberado por pessoas que praticam atividades físicas regulares, a dopamina, um hormônio que gera um efeito analgésico e tranquilizante nas pessoas.
Essas alterações hormonais causam um efeito relaxante depois da atividade e, geralmente, esse efeito consegue manter um equilíbrio psicossocial a longo prazo, tornando a pessoa mais estável e equilibrada.
Há algum exercício físico específico para combater a depressão?
Não existe uma modalidade física certa para combater a depressão, o mais importante é que a pessoa pratique as atividades que mais lhe agradam e lhe causem prazer. Além do prazer de se estar fazendo algo que goste e da liberação dos hormônios endorfina e dopamina, as atividades físicas ainda ajudam no combate a depressão por a pessoa passar por progressivas melhoras no seu desempenho, vendo que é capaz de superar obstáculos, elevando sua autoestima.
O envolvimento social que muitas atividades físicas proporcionam também é um fator extremamente importante no combate a depressão. Outro fator que pode ser bastante positivo é o contato com a natureza, como caminhadas em parques ou esportes aquáticos, por exemplo. Veja, a seguir, algumas sugestões de esportes para ajudar a combater a depressão:
Surf
O surf está entre as modalidades mais indicadas para o combate à depressão, pois segundo especialistas, o contato com a natureza e principalmente com o mar é extremamente benéfico no tratamento da depressão. Além do mais, vivemos em um país tropical, com um litoral enorme cheio de praias maravilhosas. Que tal aproveitar essa nossa sorte?
Stand Up
O stand up é uma modalidade um pouco mais nova, mas que já ganhou muita força no Brasil. Também pode ser um esporte bem divertido! A modalidade trabalha muito o equilíbrio e a concentração, fazendo com que você deixe de lado a preocupação e veja o seu progresso, conforme vai ganhando mais equilíbrio. Além disso, é um esporte que ajuda muito a combater as dores nas costas, que afeta grande parte da população. Que tal experimentar?
Natação
A natação oferece muito bem estar as pessoas, e as torna mais confiantes fazendo com que percam o medo da água por não saber nadar. Além disso, é um esporte que trabalha muito os músculos, fortalecendo o tônus muscular e modelando o corpo, oferecendo assim uma melhora na auto estima das pessoas. É uma excelente opção para quem vive nos grandes centros e está distante do litoral!
E então, nosso texto te ajudou? Animado para começar a se mexer e mandar a tristeza embora? Deixe seu comentário e Bora pra água!
Fábio Duarte