Surfar em Macaronis é sonho de consumo de todo surfista, o que é um sonho muito justo!
A ilha faz parte do arquipélago Mentawai, na Indonésia e é considerado um épico do surf mundial.
Sem dúvida, Macas (para os íntimos) é uma das ondas mais manobráveis do mundo. Não é à toa que já foi eleita como melhor onda de surf do planeta por várias vezes.
Além de muito perfeita, a onda em Macaronis é relativamente fácil de surfar e de baixo risco, atendendo surfistas de todos os níveis de experiência, desde iniciantes até os mais avançados.
As opções de estadia são os barcos ou o Macaronis Resort. Há poucos que se aventuram a acampar na Vila, que fica a 40 minutos de caminhada da onda por um trajeto de condições precárias.
Para uma evolução no surf de Macaronis durante a trip, o ideal é ficar por lá o maior tempo possível. Pra quem opta pela acomodação em barcos, deve saber que eles só podem ficar ancorados por 2 dias na ilha, o que pode reduzir um pouco as chances de ficar bem íntimo daquelas ondas na primeira trip.
Já no único Resort da ilha, dá para ficar o tempo que quiser, ou melhor até que as finanças resistam, pois o hotel tem um custo nada razoável. Aí sim é aproveitar as ondas até dizer chega!
Ficar uma semana em Macaronis pode ser mais valioso do que um bilhete premiado pra qualquer surfista. Ninguém que tenha o sal nas veias consegue esquecer das sensações de surf vividas na pequena ilha, mesmo que tenha ficado poucos dias.
Sem precisar contar com a sorte, é alta a probabilidade de que 2 dias em Macaronis o surf seja intenso e inesquecível, tanto pela qualidade quanto pela quantidade de ondas.
Se ficar embarcado, apesar de toda a estrutura e boa alimentação que os charters oferecem, não é qualquer família que se adapta às condições da vida de marinheiro. É por isso que a opção do barco acaba sendo preferida por surfistas que viajam com os amigos, enquanto o Resort oferece todo o conforto que uma família precisa pra descansar e se divertir.
A viagem é longa, principalmente pra quem sai do Brasil, então pense bem antes de encarar o trecho com filhotes pequenos ou esposas caprichosas! A galera tem que ser guerreira mesmo!
A onda de Macaronis, apesar de tubular, é considerada uma hotdog ou seja fácil e manobrável, não sendo necessário prancha grande. Uma semi-gun como a 6’4 ZIMBA , por exemplo, é válido, mas as principais pranchas do quiver pra Macaronis são as maloreiras.
Eu sempre levo a 5’10 TRIPLE WINGS, 5’11 FACA NA MANTEIGA e mais uma prancha day by day para ondas médias tipo a 6’2” TP ou 6’0 ALL AROUND que servem praticamente pra qualquer tamanho de onda.
Só tenho um conselho ao surfista que ainda não realizou o sonho do surf em Macaronis: vale muito a pena focar no esforço de projetar essa viagem e abrir mão, muitas vezes, de outos investimentos para realizar esse sonho.
Nossa meta aqui na Powerlight é conseguir levar uma galera pra surfar em Macaronis todos os anos.
Para 2016 já estamos com dois grupos em formação, um para maio e outro para julho, ambos para ficar embarcados e surfar em Macas e em outras Ilhas Mentawais.
Os interessados sejam muito bem vindos….porque #serfeliznãotempreço !!! Curte o vídeo dessa surftrip e bora lá!!
Abraço,
Shaper Designer
Powerlight Surfboards – As melhores pranchas de surf
Surftrip Macaronis Guga Arruda surf Mentawai
[su_vimeo url=”https://vimeo.com/132881360″ autoplay=”yes”]