Escolher a prancha certa determina como será a sua evolução no surf, principalmente quando você é iniciante no surf. Isso indica se você vai ou não continuar surfando, já que algumas dificuldades podem acabar te desincentivando, e você vai acabar ficando na areia enquanto a galera dropa nas ondas.
Primeiramente, o que você precisa saber é que existem diferentes tamanhos, densidades e funções de pranchas. Elas são classificadas de acordo com a habilidade do surfista e o tamanho das ondas que vai pegar. Conforme você for evoluindo no seu surf, o normal é que o tamanho da prancha diminua.
Normalmente, quem começa a surfar empresta prancha de amigo ou arranja um modelo antigo que está guardado em casa. Não que isso seja errado, mas pode causar algumas dificuldades e atrasar o seu aprendizado.
A ideia de ter uma prancha adequada é tornar a evolução do seu surf mais rápida. Com isso, você consegue migrar para pranchas menores e mais leves, consequentemente mais ágeis nas manobras, e vai ganhando habilidades mais depressa. Por isso é importante saber quais são as melhores pranchas para iniciantes no surf.
Da uma olhada em nosso vídeo que separamos para você e confere os 7 tipos pranchas de surf para iniciantes que separamos para você evoluir no surf:
Para te ajudar a começar a surfar, a gente separou uma lista com 7 tipos pranchas de surf para iniciantes, dá uma olhada!
Prancha Stand-Up
Para quem está começando no esporte, a prancha Stand Up é ideal! Com ela, você consegue ficar em pé mesmo sem ondas. É um modelo largo e robusto, com muito volume, o que permite ser empurrado pelas ondas, surfando quase sem nenhum esforço. Nessa modalidade, você usa um remo para se mover.
Prancha Longboard
O segundo degrau para os iniciantes no surf é utilizar uma prancha Longboard. Também é um modelo volumoso, como a prancha Stand-Up, porém mais estreito. Dificilmente você vai conseguir ficar em pé sem o movimento das ondas, sem velocidade. Mas, é muito fácil de remar, e tem bastante espaço para você escolher onde se posicionar para ficar estável.
Prancha Funboard
A prancha Funboard é uma prancha de aproximadamente 7 a 8 pés de comprimento. É um modelo um pouco menor que a longboard e a stand-up, ainda que seja largo e volumoso. Com ela, fica mais difícil ficar em pé e estável. Se você já tiver alguma experiência no surfe, ela é uma boa escolha. Porém, se você não tiver e optar por começar com ela, vai ser mais difícil remar sozinho e se equilibrar.
Prancha Minilong
A prancha Minilong é um modelo de bico bem redondo e corpo largo. Ou seja, você vai usar uma remada de longboard em uma prancha pequena. Essa categoria já é um degrau acima do Funboard, um pouco mais avançado. Se você for leve ou já tiver habilidade para ficar em pé, pode ser uma boa opção.
Agora, vale ficar ligado que se você começar com essa, pode ser que não dê certo. Isso porque você estaria pulando alguns degraus de evolução. Na tentativa de avançar mais rápido entre as pranchas, você vai acabar ficando preso nessa por muito tempo, sendo que com pranchas mais iniciantes, você gastaria algumas semanas, e seguiria adiante muito mais rápido. Comece pelas mais básicas e a migração para uma prancha menor vai ser muito mais fácil.
Prancha Evolution
Da mesma categoria que a mini-long, a prancha Evolution, também conhecida por Hybrid (hibrida), já entra em um nível mais avançado. A diferença desse modelo é a ponta fina. Ela tem normalmente de 6 a 7 pés de comprimento. Tem menos volume, o que torna mais desafiante, mas ainda é boa para aqueles iniciantes com alguma experiência.
Prancha Fish Retrô
Popularizada por seu formato único, a prancha no estilo fish foi criada nos anos 70, inicialmente desenhada para surfar de joelhos (kneeboard). A prancha Fish Retrô tem bico, meio e rabeta largos, assim como a do estilo batatinha, e é para quem já tem experiência e sabe dropar nas ondas, podendo fazer manobras bem mais ágeis. Se você já tem prática e pega ondas regularmente, é muito interessante experimentar esse modelo. Além de ser muito diferente das pranchas comuns, tem um design mega estiloso.
Prancha Hipster, Overthere e Batatinha
Caso você já tenha feito aulas em uma escola de surfe ou já tenha passado por algumas das pranchas iniciais, você pode querer usar algum modelo mais avançado. Nesse caso, o indicado seria uma prancha de performance, ainda que larga e grossa, como a prancha Batatinha, a prancha Hipster, ou a prancha Overthere. Todas têm muita área de bico, de meio, e de rabeta, o que ajuda no equilíbrio.
Lembrando que esses modelos são muito mais ágeis nas manobras, o que dificulta muito para quem ainda está começando.
Assim como o estilo da prancha, o material utilizado na construção é extremamente importante para a performance da sua prancha e deve ser considerado para a escolha da sua prancha perfeita. Saiba mais sobre todos os materiais das pranchas de surf em nosso blog – Material de prancha de surf: entenda os diferentes tipos de construções.
Saiba mais sobre os materiais de prancha de surf!
Se você quer conhecer mais sobre os tipos de pranchas específicos para cada nível de habilidade dos surfistas, desde o iniciante até o profissional, dá uma olhada no material que a gente preparou: Tipos de prancha de surf: O guia definitivo (para você escolher a perfeita para você).