Vamos começar esclarecendo “quem é quem” e para o que servem:
EPS – Poliestireno expandido (Bloco de Isopor)
Resina Epóxi – Revestimento para blocos EPS
PU – Poliuretano (Bloco comum)
Resina Poliéster – Revestimentos para blocos PU
Longarina de madeira – para estruturação central
Lâmina de madeira – para revestimento
Tecidos de fibra de: vidro, carbono, kevlar, ghost.
A Powerlight trabalha com todos estes materiais e formas de construções. Explicarei cada uma delas abaixo:
PU/PE
A prancha conhecida como PU ou prancha comum é feita com bloco de poliuretano, longarina de madeira, revestida com fibra de vidro e resina poliéster. Essa é a opção mais barata, consequentemente mais frágil e não se pode fazer muito leve, pois amassa desde o primeiro dia além de amarelar com o tempo. Se sofrer um impacto tende a trincar no local e requer bastante cuidado para evitar o reparo constante. Usamos este tipo de construção para desenvolver e testar novos modelos. Alguns dos nossos clientes também usam para testar os modelos, considerando o baixo investimento e se gostam, investem numa construção mais forte com materiais mais nobres.
EPS/Epóxi
A prancha é popularmente conhecida como Epóxi, EPS ou prancha de isopor. É feita com bloco de poliestireno e longarina de madeira, revestida com fibra de vidro e resina epóxi. Essa é a segunda opção mais barata, porém é menos frágil do que a de PU e pode ser um pouco mais leve. Amassa menos e amarela tanto quanto a outra, mas contra impactos é um pouco mais resistente. É uma concorrente direta da prancha de PU.
Essas duas opções não levam o logo da Powerlight, apenas o do Shaper, porque não chegam a ter nenhum diferencial tecnológico, portanto são também consideradas como pranchas comuns.
A tecnologia Powerlight começa aqui:
Ghost
A Prancha Ghost é construída com bloco de EPS de alta densidade, sem longarina e revestida com tecido de fibra de vidro importado multidirecional e resina epóxi.
O resultado é uma prancha branca mais forte e mais leve do que as pranchas comuns, amassa pouco e é bastante resistente a impacto, porém, amarela um pouco com o tempo.
Carbon Rail
A Carbon Rail é construída com bloco de EPS de alta densidade, sem longarina e revestida com fibra de vidro em cima e embaixo, e com fibra de carbono nas bordas, bico e rabeta, parabolicamente.
Essa é uma das que eu mais gosto. Amassa e amarela como uma prancha comum de epóxi, mas tem as bordas, bico e rabeta muito mais fortes contra impactos e uma flexibilidade alucinante que só o carbono proporciona.
Lâminas de Madeira
A famosa Powerlight de lâminas de madeira é o nosso carro chefe e sem dúvida alguma nossa melhor relação custo/benefício e peso/durabilidade. É construída com bloco de EPS, revestida de sanduiches de lâmina de madeira e fibra de vidro, com resina epóxi. O resultado é uma prancha mais leve e mais forte do que todas as anteriores e com excelente flexibilidade.
Kevlar
As nossas pranchas com kevlar são construídas assim como as de madeira. Com bloco de EPS, revestida de sanduíches de lâminas de madeira e fibra de kevlar (aramida) com resina epóxi. O resultado é uma prancha tão leve e forte quanto as de lâmina de madeira, porém mais flexível. Especial para surfistas leves que gostam de pranchas mais volumosas e não querem perder a magia da prancha flexível.
Carbono
As nossas pranchas de carbono são construídas assim como as de madeira. Com bloco de EPS, revestida de sanduíches fibra de carbono com resina epóxi. O resultado é uma prancha leve, forte, mais rígida do que as outras e com o retorno da flexão muito rápido o que proporciona muito mais velocidade.
Escolher o material de prancha de surf é muito importante e por isso, se você ainda tiver alguma dúvida, consulte um especialista clicando no botão abaixo. Temos um time super qualificado e treinado para te ajudar a escolher a prancha ideal, que será a mágica da sua vida!
Descubra qual a sua prancha ideal