Quem quer competir profissionalmente, precisa dominar a arte do surf com maestria, e pode usar qualquer prancha para fazer isso. Essa é uma das vantagens de estar no nível avançado, porque você consegue em qualquer condição de mar ou de prancha, mostrar a sua melhor performance.
Os amantes do surf sempre perguntam qual a prancha usada pelos grandes nomes do surf nacional, como Guga Arruda, Teco Padaratz, Yago Dora ou Gabriel Medina, que os torna tão incríveis. A verdade é que cada um tem suas peculiaridades e preferências, e não existe uma prancha ideal que leve o crédito pelo sucesso.
Porém, todo surfista profissional tem um Quiver composto por pelo menos três pranchas. Cada uma dedicada a um tipo de mar e condição de onda. Se você quer se tornar um surfista profissional, está aprendendo a surfar, ou simplesmente gosta do esporte, dá uma olhada no vídeo que separamos para você e confere as pranchas de surf essenciais para quem quer competir profissionalmente.
Agora da uma olhada nas pranchas de surf que todo surfista precisa ter:
Prancha Maroleira ou Merrequeira
Essa é a primeira prancha a compor o quiver. Quando o mar está muito pequeno, com ondas de até meio metro, o indicado são pranchas menores, mais largas e volumosas, que vão permitir ser empurrado, mesmo com o mar fraco. Essa prancha normalmente é muito veloz, para você poder deslizar pela onda ruim, conectando uma parte gorda da onda com uma cavada.
Prancha de confiança
A segunda prancha que compõe o quiver é a utilizada no dia-a-dia. Essa vai ser aquela usada num típico dia em que o mar está bom, com pressão, o mar clássico. Um pouco maior em tamanho que a primeira, ela serve para ondas a partir de meio metro até um metro e meio. Nesses casos, o surfista vai usar a prancha que passa mais confiança e que com certeza vai entregar a melhor performance para ele, no melhor dia possível.
Gunzeira
A terceira prancha essencial dentro de um quiver de surfista profissional é a Gunzeira, ou Semi-gun. Esse modelo dá confiança em um mar maior, ou seja, com ondas de mais de 1.5 metros, com mais pressão, que tenha formação de um tubo mais quadrado ou de ondas grandes demais, que precisam de muita remada. Essa categoria de prancha é realmente maior que as outras, passando da altura do surfista. O volume é bem distribuído ao longo da estrutura, não tendo uma rabeta e bico muito largos, o que a torna bem longilínea. Ela é boa porque dá muita velocidade com controle, e isso ajuda nos momentos em que o mar está muito grande.
Uma prancha maior vai ficar mais confortável para você surfar em dias grandes. Ela também é uma boa escolha para quem faz viagens internacionais, que é o caso da maioria dos surfistas profissionais. Perfeita para quem vai buscar ondas grandes fora do Brasil.
Existem outros tipos de pranchas de surf para profissionais, já que isso é muito relativo e vai da preferência pessoal de cada um. Nós separamos algumas delas para você ter uma ideia, e se você precisa de uma ajuda para escolher sua prancha perfeita a powerlight pode te ajudar, veja como nós fazemos isso em nosso blog: Encontre a prancha perfeita para você.
Prancha Funboard
A prancha Funboard é uma prancha de aproximadamente 7 a 8 pés de comprimento. É um modelo um pouco menor que a prancha Longboard e a prancha Stand-up, ainda que seja largo e volumoso. Normalmente utilizada para níveis iniciantes, porém alguns profissionais gostam de usá-la no verão, com ondas bem pequenas, em um momento de diversão mesmo.
Prancha Minilong
A prancha Minilong é um modelo de bico bem redondo e corpo largo. Ou seja, você vai usar uma remada de longboard em uma prancha pequena. Essa categoria já é um degrau acima do Funboard, um pouco mais avançado, o que permite a execução de manobras mais avançadas. É pra quem tem o sonho de remar de long mas surfar de pranchinha.
Fish
Popularizada por seu formato único, a prancha no estilo fish foi criada nos anos 70, inicialmente desenhada para surfar de joelhos (kneeboard). Esse modelo tem bico, meio e rabeta largos, assim como a do estilo batatinha, e é para quem já tem experiência e sabe dropar nas ondas, podendo fazer manobras bem mais ágeis.
Biquilha ou Monoquilha
As pranchas atuais possuem três ou quatro quilhas, o que ajuda muito na condução da prancha, e na entrega de manobras radicais. Porém, antes de surgir a terceira quilha, os surfistas utilizavam uma, e depois duas. Engana-se quem acredita que são antiquadas, pois muito pelo contrário, as pranchas biquilha e monoquilha trazem muito estilo e podem até ser utilizadas por surfistas profissionais para demonstrar performance.
Alaia
A prancha Alaia é uma prancha extremamente difícil de se surfar. É a forma mais pura do surf, e está presente nos primórdios da história do esporte. Feita somente de madeira e sem quilhas, antigamente chegava a pesar até 45kg. Hoje, foi adaptada e é produzida com madeira de reflorestamento. Continua sendo muito simples de fazer, porém extremamente difícil de conduzir.
Se você quer conhecer mais sobre os tipos de pranchas específicos para cada nível de habilidade dos surfistas, desde o iniciante até o profissional, dá uma olhada no material que a gente preparou: Tipos de prancha de surf: O guia definitivo (para você escolher a perfeita para você).
Agora que você já conhece quais os tipos de prancha que você precisa para se tornar um profissional no surf, basta escolher a prancha certa para você e que combine com seu estilo de surf. Para isso te trouxemos um blog que vai te mostrar como escolher a Powerlight vai te ajudar a escolher a prancha perfeita, clique no botão abaixo e veja!