Muita gente gosta e já até pratica, mas não conhece alguns fatos bem legais sobre o surf. Para que você fique por dentro da história do surf e aumente seus conhecimentos e paixão por esse esporte incrível, listamos 5 curiosidades que vão te surpreender. Veja:
1. O surf era um esporte da realeza
Muita gente se deixa enganar pelo estereótipo dos surfistas e acreditam que a origem do surf foi outra. Mas a verdade é que o esporte foi levado para o Havaí por um rei indonésio. Desde então, o surf ficou conhecido como o esporte dos deuses!
Também na Polinésia, só os reis é que praticavam o surf. Como a realeza se achava a pura representação divina na terra, somente eles ficavam em pé na prancha e os súditos permaneciam deitados.
2. O Hang Loose também surgiu de um rei
Ainda tem mais coisas vindas da realeza! A expressão Hang Loose foi criada por um rei que surfava e acenava para o público que o assistia. O problema é que esse rei só tinha dois dedos na mão: o polegar e o mindinho!
Esse sinal acabou ganhando força na década de 1950 e a expressão que o nomeou significa “ficar tranquilo” ou sossegado, tudo a ver com a cultura do surf. O Hang Loose se popularizou mesmo nas décadas de 1960 e 1970.
3. No início da história do surf as pranchas eram de madeira
As pranchas que conhecemos hoje, com toda a parafina e os demais acessórios, são muito recentes. No início de tudo, elas eram feitas de madeira maciça. Sim, madeira! Pesavam mais de 40 quilos e tinham três metros de comprimento. Sinal de que os primeiros surfistas precisavam ser muito habilidosos, não é mesmo?
Hoje as pranchas têm vários formatos que variam de acordo com as modalidades do esporte ou com as ondas. São bem leves, podendo pesar menos de três quilos, e geralmente são feitas de fibra de vidro e poliuretano – clique aqui se quiser conhecer as nossas construções diferenciadas.
4. O surf ficou conhecido nas Olimpíadas de 1912
O surf foi um esporte bastante desconhecido por muito tempo e foi só nas Olimpíadas de 1912 que ele começou a se popularizar, graças a Duke Paoa Kahanamoku.
Esse homem era descendente da família real havaiana e ganhou a medalha de ouro na 5ª edição dos Jogos Olímpicos, na Suécia. Aos 22 anos, ele bateu o recorde de 100 metros de nado livre e aproveitava as entrevistas que dava para falar do surf.
5. O surf brasileiro começou no final da década de 1930
Aqui no Brasil o surf surgiu um pouco mais tarde do que no resto do mundo: a primeira prancha foi construída em 1938. Mas foi só na década de 1970 que o esporte virou febre.
O que muita gente não esperava foi o que aconteceu décadas depois: a Brazilian Storm. Essa expressão, que significa tempestade brasileira, surgiu na mídia estadunidense para nomear a onda de surfistas brasileiros que começaram a se destacar mundialmente no esporte.
Entre os principais nomes estão Gabriel Medina, campeão mundial em 2014, e o Mineirinho (Adriano de Souza), campeão em 2015.
Você já sabia de alguma dessas curiosidades sobre a história do surf? Quem sabe agora você não se anima mais para praticar o esporte? Assine nossa newsletter e continue recebendo mais conteúdos legais como esse!