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O que o surfista Mick Fanning pode te ensinar sobre gestão de negócios

powerlight
dez 8, 2016 Media 2 Comentários
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Os caminhos que Mick Fanning percorreu para conquistar o título de campeão mundial por três vezes foram bastante espinhosos. No entanto, os problemas que ele vivenciou e superou representam ótimas metáforas para a compreensão do papel do empreendedor na gestão de negócios.

Você deve se lembrar do pior momento na vida desse surfista: no ano passado, ele quase foi devorado vivo por um tubarão em plena competição. Em cima de uma prancha, Mick foi arrastado pelo animal, imergiu no mar por um tempo e ressurgiu ileso.

Poucas pessoas conseguem manter a calma diante de uma aflição: o controle emocional é essencial para a tomada de decisão — mesmo se você ainda não pratica esportes. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre isso!

O que aprender sobre gestão de negócios com Mick Fanning

Invista na sua preparação

Em 2004, Mick sofreu uma grave lesão que o deixou hospitalizado por meses em um uma clínica de reabilitação e lá mesmo restaurou a sua força e equilíbrio. De volta às competições, ele se destacava por ser o atleta mais preparado e no auge da sua forma física.

Resultado: a conquista de três títulos mundiais fez dele um dos profissionais mais temidos e respeitados no World Tour. Nunca subestime a importância de se preparar para o seu negócio como um esportista que se cuida para a batalha.

Perceba que estudar o seu nicho de mercado e se manter sempre atualizado com as tendências de gestão fazem parte do seu treinamento como líder. Lembre-se de que apenas os mais preparados chegam na frente.

Mantenha o foco e a concentração, acima de tudo

Antes de iniciar uma competição, Mick Fanning faz um pré-aquecimento e fica tão concentrado que as pessoas se admiram com a intensidade e distância do seu olhar. A música é um recurso que ele utiliza para relaxar, por isso é comum vê-lo com um fone de ouvidos.

No mundo dos negócios existem muitas distrações que comprometem a produtividade no trabalho. Geralmente são notificações das redes sociais, e-mails, WhatsApp, telefonemas e uma série de outras coisas.

É preciso manter o foco no que é relevante para o crescimento da empresa com sabedoria e equilíbrio, assim como saber gerenciar as pausas e reservar uma hora do dia para essas atividades.

Transforme as adversidades em motivação

Durante as primeiras rodadas de uma competição, Mick recebeu a notícia de que seu irmão havia falecido. Foi um golpe devastador, mas ele encontrou forças para lutar pelo título. Meses depois, o atleta vivenciou outro problema pessoal: a separação da esposa. O que ele fez? Superou a dor e abriu uma cervejaria artesanal com amigos.

Ele é o estudo de caso perfeito para mostrar que é possível transformar as adversidades em motivação. O empreendedor precisa treinar a habilidade de canalizar as emoções e separar problemas pessoais da vida profissional. É claro que isso não significa ser uma pessoa fria, sem sentimentos, mas alguém que tem inteligência emocional e sabe lidar com as dificuldades da vida.

Seja generoso com os colaboradores e a comunidade

Pouca gente sabe que Mick apoia muitas instituições de caridade e dedica parte da sua atenção para essas pessoas. Outro fato que deixa clara essa característica generosa dele aconteceu exatamente no dia fatídico do acidente com o tubarão.

Sabe o que ele gritava para um amigo que vinha em sua direção para resgatá-lo do mar? “Fuja!”, dizia Mick, preocupado com a integridade do outro, quando ele mesmo estava em perigo.

Principalmente nos dias atuais, em que a competitividade é muito acirrada, é cada vez mais importante que a empresa não se limite apenas a produzir e a lucrar desenfreadamente, mas adotar uma postura mais altruísta e apoiar causas sociais.

Como você viu, é possível extrair muito aprendizado sobre gestão de negócios com a história desse esportista que enfrentou crises pessoais e diversos problemas, mas superou tudo com garra e determinação.

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Fabio Duarte

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2 comments on “O que o surfista Mick Fanning pode te ensinar sobre gestão de negócios”

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