O surf inspira o skate e vice-versa. Tudo começou lá pelos anos 60, quando o skate surgiu na Califórnia como uma alternativa para os dias sem ondas.
Surfistas pegaram as rodas dos seus patins e colocaram em shapes de madeira, adaptando o equipamento para reproduzir no asfalto, as curvas e movimentos executados dentro da água.
Com a evolução do esporte, a mudança no design e produção dos equipamentos, alguns skatistas/surfistas iniciaram as manobras aéreas. Hoje, é comum vermos os surfistas mandarem manobras inspiradas nos movimentos do skate e que inclusive, levam o mesmo nome em ambas modalidades.
No Brasil, assim como no mundo, surfistas andam de skate e skatistas surfam, mas o surf com o estilo do skate nunca esteve tão presente, principalmente em Florianópolis.
A fábrica e o showroom da Powerlight estão localizados no Rio Tavares, que também é a casa e o quintal do skatista profissional Pedro Barros, considerado um dos principais nomes do skate mundial na atualidade.
O surf e o skate são modalidades que sempre andaram juntas, a troca e a mistura entre os estilos continua resultando em uma boa receita. Por isso, o shaper Guga Arruda, surfista profissonal e skatista “for fun” criou uma seria de pranchas com formato semelhante aos shapes dos skates, menores e mais paralelas, especiais para as manobras aereas. Conheça os 4 modelos da família SK Powerlight:
PRANCHA SK8
Tudo começou com a SK8. Para quem não sabe SK8 é a sigla para skate. A ideia do shaper Guga Arruda com essa criação era produzir uma prancha parecida com um skate, por isso, o modelo foi inspirado no campeão Pedro Barros.
Reduzir o tamanho, alargar para ganhar volume e não faltar remada. Largura no bico, que até lembra o nose do skate, mas com ponta e largo. Rabeta round square simples e bem larga também. Uma prancha que manobra bem, permite boas rasgadas e ainda funciona em ondas pequenas e médias. O resultado? Excelente.
+ Velocidade;
+ Pressão;
+ Surf de borda;
+ Animal nos aéreos.
Nível de surf: Intermediário e avançado.
PRANCHA SK9
Mergulhado no universo do skate e se relacionando de perto com a galera, foi fácil para o Guga Arruda continuar motivado e fazer a família crescer.
A ideia de diminuir as pranchas de surf e ganhar um outline mais paralelo continua com a SK9. Mais largura de bico e rabeta gerando velocidade e manobras radicais. Possibilita todos os tipos de aereos, inversões e giros.
+ Radicalidade;
+ Pressão;
+ Remada;
+ Rasgadas;
Nível de surf: Intermediário e avançado.
PRANCHA SK10
Seguindo no caminho da evolução e na onda do skate, esporte que pratica junto com o filho Tuco Arruda, Guga chegou até o modelo SK10.
Rabeta mais larga, quadrada, reta e square. Bico mais pontudo para uma prancha de mais performance. Sabe aquela maroleira oficial?
É essa!
Dá para surfar todos os dias, acertar nas manobras acrobáticas, aéreos, 360 e reverse, perfeita na borda e muita velocidade!
+ Sustentação traseira;
+ Velocidade;
+ Aéreos e rasgadas;
+ Performance
Nível de surf: Intermediário e avançado.
PRANCHA SK11 – Novo Modelo Powerlight
Por fim, como o próprio Guga Arruda diz: “quem gosta, não para.” Foi aí que surgiu a SK11.
O modelo SK11 é semelhante a SK10, mas com wing round e pequenas mudanças no design. Com essa rabeta a ideia é que a prancha trabalhe bem na verticalidade. Solta, proporcionando batidas rápidas e retas! Anda na marola e o principal, muito boa para os aéreos.
+Verticalidade;
+Batidas rápidas e retas;
+Velocidade;
+Aéreos.
Nível de surf: Intermediário e avançado.
Quer curtir o surf e skate juntos? Então entre em contato e saiba qual desses modelos é o ideal para você!