Gabriel Medina é um ícone do surfe brasileiro e mundial. Nascido em São Sebastião, o surfista de 22 anos dividiu sua infância entre a bola e a prancha. Indeciso entre os dois esportes, aos onze anos ele decidiu seguir carreira no surfe.
Na época, seu padrasto Charles, chamado de pai por ele, avisou o menino que, para ser surfista profissional, ele teria que se dedicar. Aprimorar o surfe, fazer natação, ioga, dormir cedo e deixar as festas de lado.
Gabriel não precisou nem pensar, sua resposta foi rápida e direta: “Pai, eu quero ser campeão mundial”. A partir daí, a família Medina investiu todas as fichas no menino prodígio. Nesse post, iremos contar a trajetória do surfista Gabriel Medina. Acompanhe!
A Infância e o primeiro título
Aos 6 anos de idade o pequeno Gabriel insistia para que seu amigo da Igreja, Cauê, quatro anos mais velho, o levasse para surfar com ele. Porém, sua mãe Simone, não tinha tempo para acompanhá-lo e achava o mar muito perigoso para ele ir sozinho.
Foi Charles que deu a primeira prancha ao menino, aos 9 anos, no primeiro verão que os dois passaram juntos. Já nas primeiras caídas no mar Charles notou o talento incomum do seu novo filho e o estimulou a participar de eventos locais.
Em 2003, Gabriel foi vice – campeão do Circuito Sebastianense de surfe, em 2004 conquistou o 5º lugar no circuito paulista e aos 10 anos se consagrou campeão mirim no circuito de Maresias.
Aos 11 anos, Gabriel começou a despertar interesse dos especialistas no esporte ao ficar em 2º lugar na etapa do Rip Curl Groom Search no Costão do Santinho. Um mês depois, o garoto ganhou o seu primeiro título a nível nacional, no mesmo evento, porém agora realizado em Búzios.
A fase Júnior de Gabriel Medina
Nos anos subsequentes, até 2008, Gabriel Medina se destacou em todos os campeonatos amadores que disputou. Na sua primeira disputa fora do Brasil, conseguiu ser vice – campeão em dois torneios: o VQS da Califórnia e o ISA Games no Equador.
Quando Gabriel começava a vencer muitos campeonatos consecutivos, Charles o inscrevia em categorias acima da sua idade, para que ele saísse da zona de conforto e treinasse contra atletas mais velhos.
A profissionalização de Gabriel Medina
Foi aos 15 anos que o maior surfista do Brasil se profissionalizou e entrou no circuito. Ele assinou um contrato com a gigante do mundo do surfe Rip Curl, sua patrocinadora até hoje.
Dez dias após virar profissional, Gabriel disputou uma etapa da divisão de acesso do circuito mundial (WQS) na praia Mole, em Santa Catarina, vencendo o local e grande surfista brasileiro, Neco Padaratz, de 32 anos, tornando-se campeão do evento. Com essa vitória Medina foi o surfista mais novo a vencer uma etapa de WQS.
A chegada à elite do surfe mundial aconteceu com 17 anos. Gabriel Medina já chegou mostrando para que veio, e venceu as etapas de São Francisco na Califórnia e Hossegour na França.
O título mundial
Foi no ano de 2014, com apenas 20 anos, que Medina trouxe para o Brasil o título sonhado por muitos brasileiros. Ele consagrou-se o primeiro campeão mundial de surfe. Gabriel começou o ano vencendo a primeira etapa em Snappers Rock, na Austrália. Nesse evento ele pode sentir o calor do povo brasileiro e o ano que o aguardava.
O surfista ganhou ainda outras duas etapas do circuito, em Fiji e no Tahiti. Porém, foi só na última etapa do circuito, em terras havaianas e na tão temida onda de Pipeline que ele se tornou campeão mundial.
As baterias aconteciam de forma simultânea, por isso, Gabriel estava na água quando o compatriota Alejo Muniz venceu Mick Fanning. Esse resultado dava o título mundial a Gabriel Medina, que abraçou e chorou com o também brasileiro Filipe Toledo, com quem disputava as quartas de final na água.
A história de Gabriel Medina fez e faz muitas pessoas iniciarem no mundo do surfe, que é um esporte maravilhoso para todas as idades. Não tenha medo de pegar ou comprar sua prancha e cair na água! Nos siga no facebook e saiba mais sobre o mundo do surfe!
fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
https://www.metalonpremium.com.br
Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂
https://situsdokter.com/