O surfe é um esporte extremamente admirado em todo o planeta. Seus praticantes, além de estarem em contato constante com a natureza, desenvolvem músculos de forma saudável, conseguem excelentes ganhos para o sistema cardiorrespiratório e ajudam a manter distantes problemas como a ansiedade e a depressão.
Com a famosa “Brazilian Storm”, nova leva de brasileiros na elite dos maiores campeonatos do mundo, a vontade de comprar uma prancha e se lançar ao mar aumentou bastante por aqui. Se você é um desses novos praticantes, é melhor conhecer as 5 manobras mais faladas no surf.
Quer descobrir quais são elas? Então confira a lista a seguir!
O Tubo
O tubo, para mim, é a essência mais profunda do esporte. Deve ser a manobra esteticamente mais bonita também, para quem quer desvendar os segredos de como surfar com qualidade. É no tubo que, de fato, toda conexão entre o homem e a natureza torna-se completa. São poucos os esportes que permitem um momento tão intenso, de tanta adrenalina e que traduz tão bem a filosofia de vida do surfista. Não é a manobra mais difícil de ser executada, mas ela traz para o atleta o poder de viver o momento presente, o que a torna uma das mais especiais sem dúvida alguma. E é exatamente por isso que a coloquei em primeiro da lista: o surfista fica 100% envolvido pela água, livre em um pequeno espaço onde a onda permite que ele esteja.
Batida
A batida é uma das mais básicas manobras para quem quer aprender como surfar. Você certamente já viu muitos profissionais fazendo esse tipo de truque por aí. Ela é simples, porém bem importante. Para fazer a batida, o surfista deve bater a parte de baixo da prancha na crista da onda, também chamada de lip. Além de ser por si só uma manobra, ela também serve para dar embalo e conferir mais velocidade final para o atleta.
Cutback
O cutback é uma manobra mais elaborada e, na minha opinião, uma das mais lindas. Sua execução envolve duas mudanças de sentido: na primeira, o surfista usa sua velocidade para ir de encontro à região da espuma que está retornando na direção contrária; na segunda, ele faz uma volta no sentido oposto, após fazer uma batida na crista, ou apenas se apoia na espuma para retornar novamente na direção em que a onda está se abrindo.
Rasgada
A rasgada é uma das manobras favoritas dos fãs nos campeonatos de surfe. Para realizá-la, é preciso jogar a parte de trás da prancha (rabeta) para frente e, em seguida, virar o corpo novamente para a onda. Normalmente, essa manobra faz um leque d’água para a parte de trás da onda. Quanto mais perfeita a execução dessa técnica, maior é o leque d’água e mais bonita fica a execução.
Aéreo
O aéreo é uma das manobras que mais têm chamado a atenção nos campeonatos de surfe, especialmente por conta de um campeão mundial: o brasileiro Gabriel Medina. Muito mais complicada que as outras, ela pode ser um belo desafio para surfistas que já estão dominando os segredos do esporte. Para fazê-la, é preciso pegar bastante velocidade, tomar impulso e, então, saltar sobre a crista da onda. Muitas vezes, vemos atletas segurarem na borda da prancha com uma das mãos e, depois, voltar para a água, finalizando a manobra com mais destreza e estética.
Essas são cinco das várias manobras que existem para quem quer descobrir como surfar! Tem muita gente que surfa só para ter o prazer de correr as ondas, sem aplicar nenhuma delas. Porém, é a partir daí que a criatividade e a disposição de cada um entram em jogo, uma vez que, mais do que um esporte, o surfe é um estilo de vida!
Gostou do conteúdo? Quer receber mais artigos como esse? Então aproveite e assine agora a nossa newsletter!
Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂
https://rateiooficial.com/categoria/rateio-oab/rateio-oab-1-fase/
fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
https://cardtv.gold/