O caminho mais curto para a evolução no surf é estar com a prancha certa no mar. Mas estar com a prancha certa não é uma questão tão simples quanto muitos pensam. As variáveis são muitas:
Tipo de onda
Estude a onda que você vai surfar (treinar). Se é um pico com ondas cavadas e tubulares ou mais cheias; ondas mais rápidas ou mais lentas; com vento terral ou maral; Isso claro, varia de pico para pico. No Brasil como temos a maioria dos fundos de areia (beach break), faz com que fique cada vez mais difícil prever como vai estar o mar por conta da movimentação e consequentemente a formação das bancadas (de areia).
Tamanho da onda
Pode ser uma merreca de menos de meio metrinho, o chamado “força barra”, como ondas grandes com mares de 2 metros (para mais) que acontecem com alguma frequência no Brasil, deixando de lado aquelas ondas realmente grandes que praticamente se trata de outro esporte, onde os Big Riders se divertem, mas a maioria treme na base.
O seu peso
Uma variável muito óbvia, mas muito importante. Não tem como você surfar com uma prancha que tem menos volume do que o necessário para suportar o seu peso. Ou seja, se uma prancha tem o volume exato para suportar seu peso ou mais volume do que precisa para suportar seu peso, você conseguirá surfar, mas o contrário não é verdadeiro. Dificilmente você conseguirá surfar com menos volume do que a sua prancha suporta, e isso é um fato!
Seu nível de surf
Entender que uma prancha volumosa faz você se divertir mais, pegar mais onda e evoluir mais rápido é uma dica muito valiosa. Vemos todos os dias na água pessoas com pranchas muito menores do que deveriam por estarem com um equipamento mais avançado do que seu nível de surf pede. É muito frustrante ter uma prancha da moda, de performance e ficar horas boiando e se dando mal na água. Com toda a certeza ter uma prancha que parece pra iniciante mas que te proporciona felicidade na água, e que te dá a chance de pegar várias ondas. Se quiser saber qual é a melhor prancha para você, clique aqui.
Tipo de prancha
Escolher como deseja surfar nos próximos anos, determina também o caminho das pranchas que precisa para acelerar esse processo. Ou seja, você pode escolher ser um surfista de pranchinha e ai entra numa escadinha de evolução que começa no Stand Up Paddle (uma prancha super volumosa, a qual você fica em pé mesmo sem onda e parado), depois um Longboard, passa pela Funboard, Mini long, Evolution, Pranchinhas menores porém ainda volumosas, como a nossa Zimba, até chegar na pranchinha de surf compatível para seu peso e nível. Mas você pode escolher ser um surfista de Stand Up, por exemplo, nesse caso você começará com SUP’s grandes e híbridos, passando para híbridos menores, passando para um SUP Wave grande, e então ir diminuindo o tamanho do SUP Wave até estar compatível com o seu nível de habilidade.
Pode também decidir ser um Longboarder e seguir no mesmo caminho de evolução com Longs mais clássicos, volumosos e fáceis até longs mais progressivos com bordas baixas com medidas para performance também adequada ao seu nível, tipo de onda surfada e estilo de surf.
Espero que esse conteúdo te ajude a entender melhor essa “escadaria” que é a evolução no esporte que a gente tanto ama. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentário que terei o maior prazer de te responder. Pra complementar, eu fiz um vídeo mostrando as pranchas ideais pra quem está bem no início. Saca só: