Veja como a tecnologia está sendo usada em favor do surf na previsão de ondas

veja-como-a-tecnologia-esta-sendo-usada-em-favor-do-surf-na-previsao-de-ondas.jpeg

Ir à praia para surfar sem saber as condições do mar é coisa do passado. A previsão de ondas já está ao alcance de todos. Hoje, qualquer pessoa pode se planejar tendo ideia do que vai encontrar pela frente, tanto em dias comuns perto da própria casa, quanto em viagens ao redor do mundo.

Apesar das mudanças constantes da natureza, existem mecanismos para ajudar o surfista a buscar a hora e o local da onda perfeita. Cada vez mais, temos acesso a informações precisas e detalhadas para evitar erros de deslocamento e nos poupar muito tempo.

Previsão de ondas: como funciona?

Matemática pura. Assim como na previsão do tempo, tudo passa pela análise do presente momento e dos fatores de transformação para o futuro. Os sites especializados em previsão de ondas colhem dados de grandes agências meteorológicas e os aplicam em modelos de estudo para criar gráficos e tabelas com informações sobre a condição do mar. Isso tudo levando em conta as características particulares de cada região.

Quais são as variáveis analisadas?

  • Período: é o intervalo de tempo entre duas ondas seguidas;
  • Direção: de onde a onda vem, para onde a onda vai. Varia de acordo com o vento e a localização do pico;
  • Vento: responsável pela movimentação no oceano. Quanto mais forte o vento, quanto maior a sua área de atuação e quanto mais tempo ele sopra, maiores são as ondas. Logo, prever as ondas passa diretamente por prever os ventos;
  • Maré: cada pico tem uma geografia diferente e, por consequência, um tipo de maré melhor para o surf. Mas, de maneira geral, os melhores momentos são nas trocas de maré. Por isso, é bom sempre estar atento para aproveitar as oportunidades.

É possível prever com quanta antecedência?

Esse tempo varia. Quanto mais perto, mais chance de acerto. Mas, em média, a previsão de ondas costuma ter muita precisão entre 5 e 15 dias, dependendo das movimentações da atmosfera.

Quais são os principais sites?

  • Wind Guru: boletins completos com informações para quem pratica todo tipo de esporte com prancha;
  • Magic Sea Weed: um dos mais completos. Resumo de previsões, informações específicas sobre picos, câmeras ao vivo, mapas de swells e tabelas com atualizações de dados;
  • Brasil Surfline: não é um site com muitos detalhes, mas é ideal para quem quer descobrir as condições de um determinado local naquele exato momento;
  • Surf Guru: tem seu modelo próprio de previsão de ondas e consegue fazer estudos para muitos dias à frente;
  • Waves: melhor para iniciantes. Tem atualizações diárias com textos de redatores especializados e fotos explicando as condições de surf de cada pico.

Apesar da mística e do romantismo do surf de outros tempos, em que o mérito da descoberta “humana” da onda perfeita era muito levado em conta, a tecnologia é e sempre será bem-vinda. Uma nova era de grandes momentos está por vir com a ajuda da previsão de ondas.

E aí, curtiu o post? Quer ficar por dentro de outros conteúdos como esse?

Curta nossa página no Facebook!

Gostou? Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *