Seguindo na onda das dicas para surf trip, aí vai mais um destino imperdível. Para quem busca surf com potencial e para todos os níveis de surf, o Peru é uma excelente opção. Limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano pacífico e oferece aos fissurados de plantão, algumas das melhores e mais extensas ondas na América do Sul.
Na costa do Peru, há ondas quebrando durante o ano inteiro, mas é importante ficar ligado, pois cada região possui um período em que as condições ficam ideais. Mas elas estão lá, em grande quantidade e com um ótimo potencial, prontas para fazer a cabeça de surfistas iniciantes até profissionais. A proximidade e a qualidade, fazem com o destino seja bastante procurado pelos surfistas brasileiros. Levando em consideração o custo benefício, acredite, vale a pena você anotar algumas dicas.
Mas antes das dicas, se liga no Guga Arruda surfando no Peru com uma Powerlight no vídeo abaixo e veja se não fica com vontade de fazer a barca para Peru:
No inverno, apesar da temperatura da água ser mais gelada, quebram boas e grandes ondas na região sul, mas é possível achar ondas menores em alguns picos se você procurar. Na região Norte, as ondas são menores, porém perfeitas, com possibilidade de bons swells principalmente no verão. Para quem optar pela região Central, prepare-se para surfar ondas longas. Resumindo, embarcar para uma surf trip com destino ao Peru é certeza de diversão! Por isso, na hora de escolher o pico, leve sempre em consideração o tipo de onda você está buscando, que seja condizente com o seu nível de surf, condições físicas e claro, não esqueça, o equipamento adequado.
Picos de Surf no Peru
Região Norte
Como já foi mencionado, na região Norte quebram uma diversidade de ondas perfeitas, considerada por muitos a melhor região de surf do país. Entre os meses de novembro a março, recebe boas ondulações de norte e sul, considere a entrada de grandes swells. Até o mês de abril, os ventos costumam ser mais fracos e a maioria dos picos funciona melhor na maré baixa.
Lobitos é um dos points mais conhecidos e frequentado por quem busca ondas na região. Piscinas é uma boa opção quando Lobitos está pequeno. Mancora é um local estratégicos para se hospedar. Em El General também, onda rápida, tubular e quebrando para os dois lados. La Frontera é só tubo com surf praticamente durante todo o inverno. Tubos e mais tubos! Se é isso que você deseja, a região norte é a melhor opção.
Região Central
A região Central também recebe as maiores ondas durante os meses do inverno, entre maio e agosto e abriga diversos picos, alguns bem conhecidos pelas longas esquerdas. Chicama é um desses lugares, uma esquerda perfeita, extensa, mas com bastante correnteza. Talvez, a onda mais longa que você vai surfar na vida, excelente destino para evoluir a performance.
O segundo pico imperdível da região central é Pacasmayo. As ondas também são longas e super fortes. Quando um swell muito grande entra de sul, Pacasmayo pode virar um clássico. Mar com ondas longas ( + ou – 1 km), quebrando com 8 pés. Sem dúvida, duas ondas imperdíveis!
Região Sul
Ao sul de Lima, a região também possui algumas das maiores ondas do país, que quebram principalmente entre os meses de maio e agosto mas também recebem bons swells durante o resto do ano. A maioria dos picos está concentrada na região de Punta Hermosa, com uma diversidade de direitas longas. La islã e Punta Rocas, são picos mais consistentes. Pico Alto é uma das maiores ondas oceânica da América do Sul. Señoritas, uma esquerda e bem ao lado Caballeros, uma direita, ambas quebram em cima de uma boa banca de pedras.
Quiver para o Peru
A galera que trabalha na Powerlight é frequentadora assídua do pico, então temos várias dicas iradas para montar o seu quiver ideal para a trip no Peru:
Se quiser mais dicas para montar o seu quiver para a próxima surf trip, fale com nossos especialistas em pranchas de surf numa consultoria gratuita.
E sabe de uma coisa? Não há nada mais incrível do que pegar boas ondas. Quando o assunto é surf, o litoral peruano é mesmo recheado de destinos e olha que nós citamos apenas alguns. Vamos preparar o quiver? A Powerlight pode te ajudar na escolha do equipamento. Entre aqui e confere.
Se você já fez essa surf trip, tem outras dicas ou se amarrou no texto, pode deixar um comentário. Se você ainda não conhece o Peru, hora de preparar o roteiro. Boa viagem e boas ondas!