Quando estamos planejando uma surf trip é bacana receber algumas dicas, pesquisar e saber mais informações. O mundo está cheio de lugares incríveis para curtir ondas perfeitas e o mais legal, têm para todos os tipos e níveis de surfistas. Basta procurar e planejar.
Onde ir? Onde ficar? O que levar? Como transportar a prancha? São questões que podem surgir durante a programação. Por isso, a Powerlight responde algumas dúvidas. Fica ligado, não vacila, e anota as dicas:
Onde ir?
Tão importante quando o desejo de viajar é saber qual o destino. Quando falamos em surf trip imediatamente surgem muitas opções. O primeiro passo, é descobrir o que cada local tem a oferecer no quesito ondas, levando em consideração o seu nível de surf, recursos e até o preparo físico. Infraestrutura, gastronomia e cultura, também são itens legais de levar em consideração. Para quem ainda está na dúvida de onde ir, aí vão algumas sugestões:
-
Ubatuba, a capital brasileira do surf.
Ubatuba encanta a todos com seu mar esverdeado e ondas potentes, uma das praias mais procuradas para a prática do surf é Itamambuca.
-
A paradisíaca ilha de Fernando de Noronha.
Um paraíso de águas cristalinas, ondas perfeitas e natureza deslumbrante. O mar é muito constante. Noronha é considerado o Hawaii brasileiro.
-
Costa Rica é pura vida!
Praias de águas claras e temperatura agradável, a Costa Rica é um dos melhores pontos de surf das Américas. Ondas constantes, que atendem a surfistas de vários níveis e paisagens paradisíacas.
-
El Salvador, o paraíso das direitas.
Para quem quer se aprimorar no surf, El Salvador é um ótimo destino. As ondas são perfeitas, extensas e o mar constante. Sem falar nas belezas naturais.
-
Mentawai, vivendo o sonho.
Um dos destinos mais desejados do mundo. Localizada a oeste de Sumatra, o arquipélago conta com diversas ilhas, ricas em natureza, ondas e praias deslumbrantes. O que faz de Mentawai o paraíso do surf é a possibilidade de surfar toda a sua costa.
Onde ficar?
Definido o destino, hora de pensar nas questões mais técnicas para fugir dos imprevistos. Espaço, logística, transporte e, claro, a hospedagem.
Se o objetivo é surfar, obviamente, boa parte do dia será dentro do mar, o cansaço vai bater. Por isso, garantir uma hospedagem confortável, ajuda a recuperar a energia para mais um dia de surf.
Algumas pousadas focadas em hospedagem de surfistas oferecem local para guardar os equipamentos, transporte – barco e/ou vans — diretamente para os picos. Vale a pena se informar!
O que levar?
Agora que você já sabe para onde ir e onde ficar, o próximo desafio é o que levar? Quando se embarca para uma surf trip, alguns cuidados são imprescindíveis.
Em primeiro lugar, providencie o seguro viagem, que garanta assistência em caso de roubo, ferimentos, doenças ou coisas do gênero.
Em segundo lugar, não esqueça os parafusos, chave e quilhas. Leve sempre mais que o necessário.
Em terceiro lugar, aquela que vai colar com você no outside, a parafina. Em locais com pouca infraestrutura, encontrar parafina pode ser um problema e ficar sem parafina não dá.
Em quarto lugar, porém não menos importante, o quiver. Um quiver básico inclui uma prancha para ondas pequenas, uma para ondas médias e uma para ondas grandes. Porém, avaliar qual a expectativa e a escala de tamanho de ondas para cada point é muito importante. Se você está procurando pranchas mágicas e ideais para a sua surf trip, aparece na loja ou entra no site.
Como transportar as pranchas?
Se as pranchas são o equipamento mais importante da surf trip, obviamente, é preciso ter cuidado ao transportá-las, seja no avião ou no carro. Cada meio tem regras e cuidados diferentes. Confira algumas informações:
- Verificar as regras, taxas cobradas pelas companhias e, claro, a segurança da prancha;
- Voos nacionais e internacionais, assim como cada companhia, têm regras diferentes de transporte de pranchas de surf. Informe-se;
- Não confiar somente na capa. Envolver a prancha em plástico bolha e em algumas roupas e toalhas.
Para quem vai viajar de carro, os cuidados com a prancha também são essenciais:
- Fique atento ao colocar as pranchas no rack. Comece sempre pela maior e prenda com as quilhas para cima;
- Para sua segurança, coloque no máximo 4 pranchas no rack;
- Capa nas pranchas para evitar exposição excessiva ao sol;
- Cheque se o rack está bem preso e as pranchas bem fixadas.
Preparar uma surf trip é importante, mas também prazeroso. Pegue as dicas, escolha o quiver certo, faça um checklist e organize as malas. Agora é com você! Boa viagem e boas ondas!
Curtiu? Quer saber mais? Clique aqui e confira alguns toques do surfista Guga Arruda.