O surf é um esporte que vem crescendo e ganhando cada dia mais seguidores e admiradores. Com perfis, idades e estilos de vida diversos muitas pessoas anseiam em encontrar por profissões relacionadas ao surf nas quais não necessariamente precisem subir em cima de uma prancha.
Como todo esporte, o surf é democrático e oferece algumas opções – em setores diferentes – para quem sonha em se profissionalizar em uma atividade que envolva toda sua atmosfera e beleza.
5 profissões relacionadas ao surf que você pode seguir!
Para provar que você pode estar perto da praia e dos principais surfistas do mundo, listamos algumas boas opções. Confere aí!
1 – Shaper
Um bom e competente shaper, talvez, seja o melhor amigo de um surfista. Isso porque trata-se do profissional que dará vida ao principal instrumento de trabalho de um surfista: sua prancha. Para fazer uma boa prancha é preciso combinar:
- Materiais modernos e tecnológicos;
- Linhas e curvas capazes de se encaixarem com perfeição ao corpo e aos movimentos do atleta;
- Estética e estilo personalizados;
Tudo isso dentro do prazo, sem atrasos ou contratempos. Essa parceria entre shaper e surfista, acaba sendo imprescindível na hora de executar uma peça personalizada, adequada e que esteja dentro das necessidades de cada atleta.
2 – Técnico de surf
Assim como acontece no futebol, o técnico é aquela pessoa capaz de orientar o atleta na hora de montar estratégias para as competições. Dentre suas principais atribuições destacam-se:
- Análise das condições climáticas previstas para o dia da competição;
- Melhorar e aperfeiçoar a técnica do atleta;
- Conhecer detalhadamente quais as melhores posições dos picos para que o surfista possa pegar as melhores ondas;
- Orientar o surfista para que ele mantenha uma boa disciplina e uma rotina saudável para não prejudicar seu desempenho físico.
3 – Jornalista
Você ama o mar, a praia e o surf, mas não tem lá muitas habilidades dentro d’água? Uma boa alternativa tanto para quem é amante do esporte, como para atletas amadores ou profissionais aposentados é seguir carreira como jornalista. Seja escrevendo para jornais, revistas especializadas, portais ou blogs o jornalista poderá estar sempre em contato com atletas, equipes, técnicos e presenciar competições em diversas partes do mundo.
Como o surf profissional está em ascensão no Brasil, ainda não muitos jornalistas especializados para cobrir as competições. Ou seja, uma boa aposta pode estar aqui!
4 – Fotógrafo/Videomaker
Sabe aquelas fotos espetaculares de tirar o fôlego? Ou aqueles vídeos, clipes e documentários onde a câmera consegue chegar bem perto do surfista e acompanhar cada movimento seu em cima da onda?
Pois bem, para conseguir tantas imagens belas como essas são necessários dois profissionais: o fotógrafo e um videomaker! Muitos deles ficam horas e mais horas dentro do mar para conseguir ângulos e enquadramentos perfeitos e, para tal, eles, literalmente, se jogam!
5 – Relações Públicas
Surfistas profissionais acabam conseguindo contratos com patrocinadores, entrevistas para Tv, rádio, jornais e revistas e muitos ainda fecham contratos publicitários com marcas diversas.
Para ajudar a administrar a carreira e a vida pública desses atletas, muitas vezes, se faz necessário a presença de um relações públicas para assessorar e gerir tudo a sua volta. Cuidar da imagem do surfista e ajudar a escolher o que vale ou não a pena assimilar seu nome é fundamental.
O RP cuida também de orientar o atleta durante pronunciamentos, entrevistas e, às vezes, orienta até quanto ao que é postado nas redes sociais. Ajudar a promover e deixar o nome do atleta sempre na mídia- de forma saudável – é importante para garantir novos patrocínios e parcerias.
Viu só como nem só de onda vive um profissional que resolva adentrar o universo do surf? Se encontrou em alguma dessas profissionais relacionadas ao surf e já sabe qual irá seguir?
Para receber mais dicas e novidades bacanas iguais a essa em primeira mão, não esqueça assinar nossa newsletter!