Surfar e ter medo do mar são duas características que, à primeira vista, parecem não combinar. No entanto, não são poucas as pessoas que, mesmo receosas, sonham em pegar uma onda. Acredite ou não, até mesmo os surfistas profissionais sentem medo, mas o amor pelo esporte é tanto que vale a pena a adrenalina.
No post de hoje, vamos te contar como perder o medo de surfar conciliando a prancha com a ansiedade!
Por que tenho medo?
Ter medo do mar tem nome: talassofobia. Esse palavrão diz respeito ao temor de água salgada, de ondas grandes, da distância da terra e do vazio do oceano. Isso acontece porque entendemos o oceano como algo misterioso e tudo o que é desconhecido gera medo.
Além disso, são frequentes as notícias de surfistas que sofrem ataques de tubarões, os documentários e imagens sobre criaturas marinhas perigosas e os casos de afogamento e naufrágios, que podem sensibilizar de forma mais específica alguns indivíduos.
Outra causa comum é o medo por trauma: uma experiência ruim, direta ou indireta — caldo, afogamento ou susto —, que aconteceu na água pode gerar paralisação frente ao mar. Muitas vezes a talassofobia é passada de pais para filhos quando os adultos, receosos com relação a acidentes, ameaçam ou contam histórias traumatizantes para que as crianças não se aventurem no mar.
Como superar?
1. Controle a ansiedade
Em geral, pessoas que já sofrem de transtornos da ansiedade são as mais propensas a ter medo da correnteza, pois tentam ter controle sobre os eventos externos e, quando não conseguem, se desesperam.
Se esse é o seu caso, é hora de cortar o mal pela raiz aprendendo a lidar melhor com essa angústia. Lembre-se de que o importante não é dominar o mar, mas entende-lo sabendo tomar as decisões mais acertadas conforme cada situação.
2. Faça exercícios mentais
Os psicólogos recomendam ocupar a mente com coisas boas para evitar os pensamentos trágicos. Contar as braçadas, imaginar uma música ou construir imagens mentais de sucesso (você fazendo aquele tube riding!) são algumas das atividades que ajudam a esquecer do medo na hora de pegar uma onda.
Outra estratégia é estabelecer um diálogo interno, no qual você mesmo se acalma repetindo aquilo que você vê e cada manobra que fizer.
3. Vá mais vezes ao mar
Tudo bem, você pode assistir aos documentários dos surfistas de sucesso ou ler sobre aqueles que superaram seus traumas, mas não há melhor remédio para o medo que enfrenta-lo.
Se você está esperando se sentir mais seguro para depois aprender a surfar, você está fazendo isso errado: o certo é aliar a própria atividade à superação da talassofobia. Comece aos poucos, leia a teoria, nade no raso e, aos poucos, a confiança vai chegando.
4. Faça cursos de apneia
Os cursos de apneia têm como objetivo aumentar a capacidade de resistência embaixo d´água. Além de treinar a parte física, na qual são praticadas técnicas para melhorar a habilidade de prender a respiração, trabalha-se o psicológico.
Após o curso, o indivíduo tende a ficar mais tranquilo diante de situações de risco, sabendo que sua capacidade pulmonar está maior.
Quando você se desespera no mar, os batimentos cardíacos aceleram e o consumo de oxigênio também. Por isso, ficando calmo você tem mais chances de se sair bem de um caldo ou afogamento. Em média, os caldos duram 30 segundos, mas no curso você aprenderá a ficar de 1 minuto e meio a 2 min sem respirar.
5. Procure regiões tranquilas
Na hora de começar a praticar, procure frequentar praias que têm o mar mais tranquilo e não se esqueça de consultar as condições climáticas do dia, sobretudo o vento.
Em Floripa, paraíso dos surfistas, as praias de Matadeiro, Barra e Ingleses possuem arrebentação próxima à praia e ondas boas. Navegantes, também em Santa Catarina, também é uma boa pra começar sem medo. No início, é muito importante sempre estar acompanhado de alguém que seja melhor que você no surfe, assim, você vai se sentir mais seguro!
Ficar sentado na praia assistindo todo mundo pegar onda e mergulhar: nunca mais! Para continuar se informando sobre como começar a surfar, não deixe de curtir a Powerlight no Facebook!
click over here https://32468595256874454.com/